Inst. Nacional de Pesquisas Espaciais

ELAT

        Em 1995, foi criado o grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), departamento do INPE responsável pelos estudos dos fenômenos eletromagnéticos ocorridos na atmosfera, como medições do campo elétrico, radiações eletromagnéticas e corrente elétrica associados a descargas atmosféricas.

        Este departamento tem como principal objeto de estudo a incidência de raios no Brasil e conta com um excelente laboratório capaz de projetar, desenvolver e manter os instrumentos necessários para que esse estudo aconteça. As pesquisas são fundamentadas em quatro áreas: “observações de relâmpagos”, “estudos dos processos físicos dos relâmpagos”, “impacto dos relâmpagos sobre o meio ambiente e a atividade humana” e eletrodinâmica dos processos atmosféricos relacionados aos relâmpagos”.

        Os projetos desenvolvidos pelo ELAT são de extrema importância para a segurança, economia e manutenção dos recursos naturais do Brasil. Existe um serviço de monitoramento constante, operado por pessoas altamente qualificadas para que se repassem alertas de ocorrência de descargas atmosféricas o mais rápido possível para a população de determinada região ou para empresas do ramo de energia elétrica.

© 2010 Todos os direitos reservados ao Grupo do INPE da turma 301 do CMR.

Crie um site gratuitoWebnode