Inst. Nacional de Pesquisas Espaciais

    Com o aquecimento global, várias são as alterações que estão acontecendo no mundo. No Brasil, uma das principais consequências tem sido o expressivo aumento da incidência de raios, principalmente na região sudeste.

 (Fonte: Wikipedia)

 

E o que são raios?

Raios são descargas elétricas produzidas através do contato entre nuvens de chuva ou entre uma dessas nuvens e a terra (concentração de cargas). A descarga é visível a olho nu, com trajetórias sinuosas, é composta por dois fenômenos: o relâmpago (parte visual) e o trovão (perturbação sonora).

Pra que aconteça a descarga é necessário que existam cargas opostas entre a nuvem e o chão e que essas atinjam energia suficiente para superar a rigidez dielétrica do ar.

O raio é capaz de aquecer o ar até 30000 °C em alguns milissegundos e libera 99% da energia em forma de luz e apenas 1% sob forma de ruído. Esse fenômeno é uma manifestação de plasma (gás ionizado), no qual sua alta condutividade permite a passagem da eletricidade entre as concentrações de cargas.

 

(Fonte: Wikipedia)

 

 

                Com o aumento da incidência de raios no país, cresceu o número de mortes causadas por esses e, também, o prejuízo financeiro no setor elétrico.

(Fonte: G1-globo.com)

© 2010 Todos os direitos reservados ao Grupo do INPE da turma 301 do CMR.

Crie um site grátisWebnode